Arquitetura com propósito: conheça nosso negócio de impacto social

Hoje vamos falar sobre a Dona Vanir.
Ela mora com sua família que ao todo somam 6 pessoas, e juntos, têm uma renda mensal de R$ 1800,00.
As fotos abaixo mostram o único banheiro da família antes da reforma:

Banheiro da família antes da reforma

O pior de tudo é que de acordo com os milhares de dados do déficit habitacional e inadequação de domicílios, residências em situação semelhante a essa que possuem água, luz, esgoto, coleta de lixo e banheiro exclusivo (mesmo que em péssimo estado) são consideradas ADEQUADAS.
Diante disso estima-se que, no Brasil, existem mais de 15 MILHÕES de tetos que se passam por lares.

Durante nossa trajetória, fomos para a rua tentar entender quais os problemas que rondam as pessoas quando pensam em reformar. Percebemos então, que muitas delas não têm acesso ao crédito, trabalham informalmente e não conseguem comprovar renda.
Como muitos não têm condições financeiras de encarar uma reforma de uma vez (alto custo), tentam comprar os materiais de construção aos poucos, mas quando a obra começa, nunca termina. Situações como essa, aliadas à autogestão e à falta de assistência técnica, se tornam empecilhos muito grandes, a ponto de excluir todas as chances de melhoria das residências.

Ao mesmo tempo em que a maioria das iniciativas habitacionais do governo são voltadas para construções do zero, a arquitetura é vista por muitos como um serviço para elite. Mas, para nós, ela tem um papel fundamental na sociedade: democratizar os espaços da cidade. Entende-se por espaço desde a escala urbana até a escala da habitação.
Mas como contribuir para moradias mais justas sem depender de subsídios governamentais?
Como nós podemos contribuir para moradias mais dignas, sabendo que para reformar/ construir é preciso no mínimo que o usuário tenha acesso ao crédito?
As arquitetas nômades surgiram basicamente através destas perguntas.

Somos um negócio de impacto social, voltado para reformas de casas de famílias de baixa renda. E hoje, transformamos habitações precárias em lares felizes!
Mas como?

Realizamos reformas a preços acessíveis, de acordo com a condição financeira do cliente, já que o pagamento pode ser parcelado em até 36 vezes. Atualmente nosso foco são reformas de baixa complexidade, que podem custar até R$5.000,00.
Nós acabamos de nascer, por enquanto a primeira cidade contemplada é São João Del Rei e logo mais atenderemos Iturama, ambas em Minas Gerais.

Pretendemos escalar o negócio através de uma rede de profissionais técnicos credenciados (arquitetos, engenheiros, designer de interiores, entre outros) que topam trabalhar para a população de baixa renda à preços acessíveis.
O que nos move em nossa jornada, é a transformação que a reforma gera na vida dessas pessoas, pois, geram muito mais que transformações físicas, elas também têm caráter social e emocional. O banheiro da Dona Vanir está prontinho, e ficou assim:

Fotos do banheiro após a reforma

Trabalhar com propósito, é acreditar que somos capazes de cumprir o nosso papel para uma sociedade mais inclusiva.
Lançamos uma campanha de financiamento coletivo para financiar novas reformas no Benfeitoria . Clique agora e saiba como impactar a vida de mais famílias!

APOIAR

no replies

Leave your comment