Arquitetura e sustentabilidade: como projetos diferenciados podem agregar valor ao seu imóvel?

imagem: http://www.setorreciclagem.com.br
imagem: http://www.setorreciclagem.com.br

Saiba como o seu imóvel pode ficar muito mais charmoso com a arquitetura sustentável

 


Crédito: Pixabay

 

Sustentabilidade é a palavra do momento. Ela está presente nas escolas, na tv, na internet e também ganhou seu espaço na arquitetura. Com projetos diferenciados, originais e que respeitam a natureza e o meio ambiente, a arquitetura sustentável gera economia, reaproveitamento, agregam valor ao imóvel e deixam os ambientes extremamente lindos. No texto de hoje vamos te mostrar mais sobre esse conceito e te provar o quanto ele pode ajudar a transformar os seus ambientes.

 

Como aliar arquitetura e sustentabilidade

 


Crédito: Pixabay

Já passou o tempo em que gastar rios de dinheiro com reforma e decoração era sinônimo de bom gosto e sofisticação. O mundo da arquitetura mudou e acompanhou as tendências ao redor do mundo, pregando uma maior consciência nas pessoas em relação aos cuidados e preservação com o nosso planeta. Com isso uma nova forma de pensar o consumo se estabeleceu, deixando velhos costumes para trás e aderindo ao conceito de menos é mais.

 

A reutilização de materiais é um dos pilares deste segmento e traz benefícios a todos os envolvidos. Imagine só a situação: você quer comprar uma casa , mas não tem dinheiro suficiente para mobiliar toda a casa num primeiro momento. Então que tal economizar dinheiro e utilizar acessórios que iriam para o lixo dando novo significado a eles? Os caixotes, por exemplo, são encontrados facilmente em feiras e mercados, e podem se tornar lindos armários, prateleiras ou até mesmo terem suas madeiras desmontadas para compor novos móveis. Alguns profissionais da área utilizam as madeiras de caixotes, pallets e outros materiais deste tipo para construir móveis, sofás, cadeiras, armários e tudo o que a criatividade mandar.

 

Um móvel antigo, aqueles da casa da sua avó que já passou de geração em geração, também pode ser remodelado e ganhar espaço em sua casa. Mas como? Simples! Uma pintura nova, um tecido ou até mesmo a troca de um vidro velho para um novo pode transformar qualquer móvel em novo sem a necessidade de comprar outro.

 

Sustentabilidade nos prédios e condomínios

Os projetos de sustentabilidade para decorar e modificar espaços são infinitos. Ao comprar um apartamento, por exemplo, você pode verificar se o condomínio realiza alguma ação com os moradores. Pequenas atitudes podem agregar valor ao prédio e consequentemente ao seu imóvel. Veja algumas ideias abaixo:

 

  • Reaproveitamento da luz solar para esquentar água;
  • Coleta de lixo seletiva;
  • Reaproveitamento de água da chuva para regar plantas e lavar calçada;
  • Arrecadação de garrafas pet para vender e comprar itens de limpeza para o condomínio;
  • Decoração das áreas com caixotes, pallets e acessórios reciclados;
  • Criação de brinquedos sustentáveis para as crianças;
  • Possibilidade de criar campanhas de conscientização;
  • Realização de ações e premiações para pessoas mais engajadas na causa;
  • Decoração para datas festivas com itens reciclados.

 

Está vendo só como um projeto de sustentabilidade pode fazer a diferença nos condomínios? Agora vamos entender como ele pode agregar valor ao seu imóvel.

 

Vantagens de aderir a arquitetura sustentável

 

Crédito: Pixabay

 

Imagine o seguinte cenário: você querendo buscar por imóveis, até que se depara com um local que possui um sistema de reaproveitamento da luz solar para aquecimento da água, coleta de água, compostagem de resíduos orgânicos, brinquedos para as crianças feitos com materiais recicláveis e muito mais. Não é super interessante?

Além de bonito, este tipo de projeto sustentável agrega valor aos imóveis.

 

  • Você tem um imóvel que respeita a natureza e o meio ambiente: optar por uma arquitetura sustentável confere a você e sua família um sentimento de tranquilidade e calma. Isso porque, seu lar vai contribuir com a preservação do nosso planeta de maneira natural. A atitude também pode inspirar vizinhos e amigos. Faça o teste.
  • Através da reciclagem e reaproveitamento de água e luz solar você tem economia nas contas de casa: ao ter sistemas deste tipo no imóvel, você tem um ganho financeiro e pode economizar em contas de água e luz, podendo destinar o dinheiro para o lazer da família, um passeio, viagem ou outra atividade.
  • Você ensina valores para as crianças ao aderir por um imóvel com a arquitetura voltada para a sustentabilidade: os pais são os primeiros grandes exemplos para as crianças. Se você pregar por valores ruins, com certeza os seus filhos vão seguir o mesmo caminho. Agora, ao escolher uma vida ecologicamente correta, você incentiva os pequenos a seguirem os mesmos passos.
  • Ter uma horta em casa: ao ter uma horta, por exemplo, você tem a possibilidade de ter alimentos e temperos fresquinhos ao seu alcance sempre que precisar;
  • Imóvel conservado por mais tempo: geralmente quem gosta de sustentabilidade e leva este conceito para dentro de casa respeita mais a natureza e vai cuidar para que o seu lar fique sempre em ordem. Isso ajuda o imóvel a ficar conservado por mais tempo.
  • Valorização do imóvel: as atitudes citadas acima podem parecer simples, mas são essenciais para que o local seja valorizado com o tempo. Se um dia sua família precisar de mais espaço ou apenas quiser alugar ou vender a casa, os novos compradores vão ser impactados com atitudes do bem. Isso pode aumentar as chances de venda do imóvel como um diferencial positivo.
  • Aplicável em qualquer tipo de imóvel: o conceito de sustentabilidade na arquitetura pode ser aplicado em todos os tipos de imóveis, sendo residenciais, comerciais, e também em casas ou apartamentos.
  • Conte com um profissional: um projeto de arquitetura sustentável pode ser desenvolvido por um profissional da área e englobar todos os pontos que a família precisa. Além disso, ao ter um planejamento organizado por um profissional qualificado, é ainda mais certeza que o seu lar vai ficar exatamente do jeito que você quer.

 

Já deu pra entender que o conceito de arquitetura e sustentabilidade vão muito além não é mesmo? Com pequenas atitudes e algumas adaptações, a sua casa pode ficar muito mais bonita e respeitando a natureza. Gostou das dicas de hoje? Aproveite para compartilhar esse post nas redes sociais com os seus amigos e deixar um comentário no campo abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

no replies

Leave your comment