Brota uma Semente – negócios sociais em rede

acelera 2

Hoje contamos com a contribuição especial de  Fausto Vanin, fundador da Acelera Impacto, uma aceleradora aberta, focada em Projetos de Impacto, que tem na troca entre seus participantes como principal elemento a geração de valor. Venha conhecer mais sobre esse mundo das Startups de impacto do qual a Arquitetas Nômades faz parte!

Quando pequeno, eu era fascinado por saber como as coisas funcionavam, por criar coisas novas. Coisas que fizessem as pessoas rirem. Pra isso, eu contava piada, eu desenhava, cantava, montava e desmontava objetos.

Esse fascínio pela mecânica (das coisas, das pessoas, dos relacionamentos, da sociedade, das organizações) me fez buscar na tecnologia conhecimento para seguir uma carreira. E hoje me reconheço e me apresento assim: uma pessoa da tecnologia.

Mas pra mim, a tecnologia por si não quer dizer nada. Ela é uma solução, ela tem que resolver um problema. E nesse olhar curioso aos problemas que me cercavam, comecei a empreender.

Assim eu adentrei ao Mundo das Startups. E desde o início trabalhei em parcerias e em rede com pessoas que também queriam construir soluções, o que me proporcionou um aprendizado fantástico e a participação em projetos como Pox, Molho Secreto, a SuperGeeks Canoas e o fifu.

E foi exatamente ao desenvolver o fifu que desse olhar curioso abriu-se uma janela para problemas que atingem muitas e muitas pessoas. Em 2017, o fifu foi selecionado em um grupo de 50 projetos de impacto social para participar do Social Good Brasil Lab, um laboratório de construção de negócios de Impacto Social.

Foram 4 meses de muita troca e aprendizagem. Tive acesso a pessoas fantásticas e inspiradoras. E além disso, a uma realidades que eu não reparava. A realidade dos problemas habitacionais, da desigualdade, da realidade das mães surdas, dos pais de filhos com Down, dos cegos, deficientes físicos, da amamentação, dos universitários de baixa renda, dos dependentes químicos, do desequilíbrio de histórias, da sustentabilidade, da economia colaborativa!

E as soluções para isso? Das mais diversas! Com vídeo, com conteúdo, com comida, com acesso a recursos, com intervenções urbanas, com obras, com educação, com dados, com tecnologia. Sim, essa mesma tecnologia que eu escolhi como caminho para minha carreira, pode transformar a realidade de pessoas que precisam.

Sendo assim, me aproximei cada vez mais de outros projetos e no ser atuante com projetos e causas de impacto aqui no sul, no meu chão. Assim nasceu o PILA, a primeira criptomoeda gaúcha, que visa fomentar o voluntariado na região. Pra minha surpresa, ao interagirmos com ONGs e Negócios de Impacto daqui para a realização do projeto, percebemos muito forte uma mentalidade de escassez, o que confesso ter sido uma surpresa pra mim.

Em uma análise rápida, eu percebi que no mundo startup, a colaboração já está em um estágio de desenvolvimento (longe da plenitude, que se diga) mais vivo do que em negócios de impacto. E nisso surgiu a ideia de proporcionar, assim como acontece muito no mundo das startups e já existe para negócios de impacto (Yunus Negócios Sociais e na Pipe.Social, por exemplo), um processo de aceleração para Negócios de Impacto que fosse totalmente aberto e em redes, com pessoas ajudando pessoas. Uma tecnologia social! Assim nasceu a Acelera Impacto.

A Acelera Impacto visa acelerar a estruturação e crescimento dos negócios de impacto, pela troca de conhecimento, ajuda mútua e acesso a recursos externos (financeiros e não financeiros) para alavancagem, em um ciclo de 4 meses.

Sendo assim, usando ferramentas totalmente gratuitas na internet, criamos um formulário para cadastro de projetos e fizemos um chamado para mentores. Em cerca de 15 dias, já tínhamos mais de 10 projetos cadastrados e cerca de 30 mentores!

Essa é a beleza de trabalhar em rede. Quando o propósito tem sentido, as pessoas se engajam. Assim, fizemos um primeiro ciclo de troca de conhecimento entre os próprios projetos e, em seguida, fizemos um processo de match entre mentores e projetos para uma nova etapa do ciclo de aceleração.

E nessa energia que flui, duas voluntárias se uniram nesse trabalho de organização que inicialmente que estava comigo. Geizy, do Instituto A Nossa Jornada e a Dani, do Trabalhos Flexíveis. Agora somos 3 pessoas trabalhando juntas para auxiliar os projetos. Temos uma rotina de acompanhamento quinzenal com cada projeto e também ferramentas à disposição dos projetos:

  • Papo com mentor: eventos online em que nossos mentores compartilham seus conhecimentos com todos nós e respondem perguntas dos participantes
  • Zehnk: uma plataforma online que abraçou a Acelera Impacto e ofertou a ferramenta gratuitamente para todos os projetos organizarem suas tarefas e conteúdo
  • Koeler & Galvão Advogados Sociedade de Advogados: parceiros para questões jurídicas dos projetos, desde a estruturação da empresa até questões societárias e trabalhistas

 

Com muito orgulho, os projetos que temos hoje acelerados em nosso processo são:

  1. ABRA
  2. Instituto A Nossa Jornada
  3. Amá
  4. Armário Coletivo
  5. Arquitetas Nômades
  6. Atos Colaborativos
  7. Firgun
  8. Grupy
  9. Mãos que Ensinam
  10. Retrato
  11. Trabalhos Flexíveis
  12. UmanuS

São empreendedores criativos, dedicados, que colaboram e se ajudam nessa caminhada que é criar um negócio que traz um benefício para a sociedade mas que também seja sustentável.

A Acelera Impacto acredita que vários conhecimentos e práticas do mundo startup podem ser úteis para Negócios de Impacto. Ter indicadores, conhecer o público, realizar testes de mercado, marketing, tecnologia, receber um investimento e crescer.

E crescer, diferente da percepção tradicional de sucesso do mercado, é gerar impacto positivo, é ver a alegria das pessoas ao receber uma solução para sua dor, é ver o bem se propagar nas vilas, nos bairros, é perceber o sentimento de dignidade crescer e se propagar entre as minorias.

Acelerar é colocar o empreendedor na vivência com seu público, é ter aprendizados constantes e mudanças incrementais, é se apoiar em uma rede que acredita nesse mesmo propósito e dá um pouco de si para que o movimento cresça e gere mais valor.

Quer conhecer a Acelera Impacto? És mais que bem-vindo!

Fausto Vanin é empreendedor e profissional da tecnologia.

Co-fundador do Pox (http://getpox.me) e da SuperGeeks Canoas (http://canoas.supergeeks.com.br). Seu foco é combinar tecnologia com geração de impacto.

051 98276-1066

 

no replies

Leave your comment