Energias do Lar

energias do lar capa

Se tem uma coisa coisa pela qual nós lutamos diariamente é a transformação da casa das pessoas, mas essa transformação vai muito além do aspecto físico, ela também tem caráter social e emocional, afinal, embora devesse ser, nem toda casa é um lar.

Pensando nisso, convidamos a astróloga, reikiana, professora de yoga e fomanda em psicologia Bia Ribeiro para escrever sobre o lar  através de algumas perguntas do ponto de vista energético e psicológico.

De acordo com o dicionário lar é um termo “usado muito comumente pelas pessoas para descrever o local onde vivem e que está intimamente associado com uma sensação de segurança, conforto, pertença e calma”. Enquanto a casa se refere a um espaço físico habitado por pessoas, o lar tem uma conotação muito mais sentimental. Por estar tão ligado às nossas emoções, o lar, esse espaço em que vivemos, nos relacionamos e passamos a maior parte do nosso tempo livre, pode ter muita influência no nosso humor, sensações e na nossa energia interna. É por isso que é tão importante que cuidemos com  carinho e nos relacionemos de maneira harmônica com esse espaço, nos atentando à energia que flui em seu interior, possibilitando que ele deixe de ser apenas um espaço físico e se torne verdadeiramente um lar.

Energética e psicologicamente falando, as pessoas influenciam o ambiente, da mesma maneira que o ambiente influencia as pessoas. Dentro da Psicologia, temos a Psicologia Ambiental, que estuda como os ambientes influenciam o desenvolvimento e bem-estar humano. Outra área do conhecimento que trabalha com o ambiente e suas influencias no ser-humano é o Feng Shui, que modifica e dispõe móveis e decoração focando nas influências positivas ou negativas que o espaço pode ter em nossas vidas. É claro que recorrer a uma ajuda profissional para garantir que a energia do lar esteja harmônica vale muito a pena, mas existem também algumas pequenas ações diárias e simples para manter seu lar sempre equilíbrio.

Antes de tudo, é preciso saber que existem sim certos aspectos na casa que influenciam mais diretamente a energia do ambiente que outros. Plantas, por exemplo, são ótimas formas de purificara casa, pois são capazes de absorver energias desequilibradas ou pouco fluidas do ambiente. Aposto que você conhece uma vó ou uma tia que coloca uma planta comigo ninguém pode na porta para afastar energias ruins! Pois é, a cultura popular já sabe que plantas realmente ajudam. A iluminação e as cores da casa podem ser outro ponto crucial para direcionar a energia presente nela. Se você quer um lar mais agitado, animado, com energias intensas e que propicie a produção, pode fazer uma casa muito aberta, com luzes e paredes brancas ou com cores um pouco mais vibrantes (mas não exagera, casa deve propiciar também o descanso!). Caso queira um lar que gere mais calma, tranqüilidade, relaxamento, introspecção, opte por luzes amarelas, cores mais neutras e suaves.

É importante lembrar que existem também certas coisas que podem minar a energia da casa. Bagunça é uma delas. Lugares desorganizados, sujos e atulhados impedem a energia de fluir natural e livremente, além de atrapalharem nosso humor. Se estiver estudando em um quarto muito bagunçado, experimente dar uma limpada e uma organizada à sua volta e veja como os estudos vão fluir muito mais. Bagunça externa gera bagunça interna e vice-versa, então busque se organizar e cuidar com carinho e atenção dos lugares de sua casa.

Cantos e lugares muito pequenos tendem a acumular energias negativas, então se estiver sentindo que há desequilíbrio energético em sua casa ou caso você tenha acabado de mudar para uma casa em que outras pessoas já moraram ali antes, acenda incensos e coloque um potinho com sal grosso nos cantos e pequenos cômodos da casa. O sal puxa para si os desequilíbrios (lembra de jogar fora depois!) e o incenso ajuda a espalhar a energia parada. Lugares arejados também favorecem muito o livre fluxo energético. Ar renova e movimenta as energias que não fluem! Aliás, movimento é palavra chave quando o assunto é energia, por isso, para casa estar sempre com fluxo energético equilibrado, é preciso movimento. Casas com muitos objetos acumulados, velhos e quebrados são mais energeticamente densas, pois o movimento de troca, de entrada e saída não está acontecendo. Mudar a disposição de móveis e de objetos decorativos é uma ótima forma de manter esse movimento também! Por mais que o Feng Shui dite algumas regrinhas de como dispor móveis e decoração para uma energia fluida no ambiente, acredito muito que nós mesmos sabemos instintivamente o que é bom para nós. Então dê uma ajeitadinha nos seus móveis e veja como você vai se sentir, siga seu gosto pessoal e sua própria sensação, sempre funciona!

Uma dica que acho essencial para qualquer lar é ter um cantinho para meditação, limpezas energéticas, leituras, relaxamento, enfim, um espaço na casa voltado exatamente para trabalhar as energias. Um movelzinho com um lugar para ascender uma vela, um incenso, alguns cristais, imagens ou quadros com figuras bonitas e calmantes, uma planta, óleos essenciais, almofadas, talvez um violão, ou seja, um lugar que te agrade e que te permita renovar as energias internas e dissolver qualquer energia negativa em você, para que você esteja sempre se sentindo bem em sua casa. Afinal, a nossa casa deve ser um lar, um refúgio, um lugar calmo, seguro, em que podemos nos sentir bem e protegidos.

Os espaços sempre refletem as energias das pessoas que passaram por ali e das emoções ali vividas, por isso, busque harmonia com as pessoas com que você vive. Uma casa se torna lar também por causa das pessoas que vivem naquele espaço, então, além de sermos nosso próprio lar, as pessoas que moram com a gente também são! Por isso, busque sempre harmonia com que você divide sua casa. Caso haja brigas ou discussões, busque resolver tudo com máximo de carinho e compreensão possível. Se não for possível, acenda um incenso ou abrir uma janela para dissipar aquela energia, assim o fluxo energético vai voltando ao equilíbrio normal. Por fim, ame sua casa e cuide sempre dela com amor, carinho, atenção e você sempre terá um lar equilibrado e agradável!

Quer ajudar a transformar casas em verdadeiros lares? Colabore com a gente: https://benfeitoria.com/reformaspopulares

Gostaram? Nós amamos. Confira o trabalho da Bia Ribeiro através de seu blog https://www.naturalsimples.com/ onde ela escreve com muito amor pra falar sobre as coisas que mais gosta na vida: receitinhas veganas fáceis, práticas e bem naturebas, um conteúdo astrológico bem variado, e posts sobre bem estar, saúde, auto conhecimento, yoga e qualquer conteúdo natureba que der na telha. 

Conheça também o lindo trabaho da ilustradora Élin Godois : https://www.facebook.com/elingodois.cc

no replies

Leave your comment