Onde e como descartar as tintas que sobraram da obra?

tintas png

Você sabia que o descarte incorreto de tintas pode causar sérios danos à natureza? Não se deve, de maneira alguma, descartar restos de tintas em pias, tanques ou bueiros, rejeitar equivocadamente este material pode contaminar os solos, lençóis freáticos e cursos d’água.

Confira agora, o que você pode fazer para descartar adequadamente as tintas que restaram da obra:

Quando se trata de tinta à base látex, o recomendado é deixar que ela se solidifique, desta forma você pode descartá-la sem preocupações de contaminação. 🙂

Para outros tipos de tinta o recomendado é verificar na prefeitura de sua cidade a existência de empresas que possam fazer a coleta, em são Paulo há uma lei municipal 15.121/2010 que orienta que os fabricantes são responsáveis pela coleta das sobras desses produtos.

A recomendação com as latas vazias é inutiliza-las através de furos ou prensagem e depois encaminhá-las para reciclagem.

Para fazer um uso sustentável do produto, recomenda-se que faça o dimensionamento correto da quantidade de tinta a ser usada para evitar sobras, se ainda assim sobrar material, você pode armazenar ou doar para pessoas carentes.

Reaproveite também os pinceis, lave após o uso e poderá usar muitas vezes!

A construção civil é a atividade que mais gera resíduos no mundo e a maior parte deles vêm de construções comuns e que não estão ligadas diretamente à construtoras, fazer a sua parte colabora também com um planeta mais limpo! Quer mais dicas de como reaproveitar ou reciclar materiais da obra? Clique aqui e confira!

Achou este post útil? Não esqueça de compartilhar com seus amigos!

Fonte:  eCycle

Ainda tem dúvidas? Envie-nos uma mensagem!

Até o próximo post!

 

no replies

Leave your comment