Os principais tipos de tintas e suas indicações

suvinil 8

Ideal para transformar ambientes de forma rápida, uma boa pintura pode personalizar o ambiente além de proporcionar sensação de limpeza. Se você está em dúvidas sobre qual tipo de tinta escolher, preste bem atenção neste post. =)

Antes de tudo, é importante falar que a pintura não tem apenas função estética, ela é muito importante pois forma uma camada protetora às paredes, portões, madeira, pisos, etc.

Agora vamos conhecer os tipos de tintas mais utilizados e suas indicações:

 

Antimofo e antimaresia: Essa tinta conserva as superfícies expostas à umidade e à maresia, portanto, se você mora em uma região litorânea, esse tipo é super indicado, pode ser usada para fachadas e também paredes internas de locais que recebem umidade. A tinta antimofo é ideal para locais úmidos, como por exemplo os tetos dos banheiros.

 

Tinta lavável: Resistente à limpeza, é indicada para locais com muitos fluxos de pessoas, como áreas comerciais e escolas  por exemplo, disponível apenas com acabamento acetinado.

 

Tinta isolante térmica: é indicada para pintura do telhado cerâmico ou laje, ela forma uma película de proteção impermeabilizante. Indicamos a utilização de cores claras para a pintura do telhado, assim, a cobertura reflete mais os raios solares, resfriando os interiores.

 

Tinta epóxi e poliuretano: essas tintas são mais indicadas para área molhada e áreas suscetíveis à umidade, como por exemplo: cozinhas, lavabos e banheiros em paredes sem revestimentos, forros de gesso de banheiros; etc.

 

Tinta óleo: Indicada para a pintura de madeiras pela sua resistência e possui um bom rendimento.

 

Tinta emborrachada: Por ser um revestimento com boa aderência e elástico, esta tinta permite a redução térmica e acústica, muito utilizada em telhados, também pode ser utilizada em ambientes internos e externos. É um produto bastante resistente.

 

Antibactéria: Como o próprio nome já diz, é uma tinta que além de ser lavável, previne e elimina bactérias. Ideal para ambientes internos, hospitais, clínicas e escolas. A Suvinil produz uma tinta acrílica antibactéria aprovada pela ANVISA, com garantia de 2 anos, sua fórmula é composta por agentes antibacterianos que eliminam em 99% a manifestação dos micro-organismos.

 

Látex PVA: é solúvel em água e ótima para áreas internas que não necessitam de manutenção constante, tais como os forros de gesso, possui apenas acabamento fosco. São resistentes a alteração de cores e fungos e possuem um rápido tempo de secagem. Não apresenta odor forte (por ser diluída em água). Porém, ela diminui a capacidade de transpiração da parede, assim, pode ocorrer  bolhas ou descolamentos se houver umidade no local aplicado.

 

Esmalte: é uma tinta a base de óleo e não é solúvel em água, é indicada para superfícies de madeira e ferro e está disponível nos três acabamentos (fosco, semibrilho e acetinado).

 

Texturizada: disfarça imperfeições da parede (ótima para esconder defeitinhos) e pode ser aplicada diretamente no reboco.

 

Magnética: permite a fixação de ímãs.

 

Acrílica: Tinta de secagem rápida, possui uma grande elasticidade, e é ideal para áreas externas e internas. Possui 3 tipos de acabamento: fosco, semibrilho e acetinado.

 

Tinta para piso:  Tintas especiais que oferecem resistência ao atrito e podem ser lavadas. Antes da pintura recomenda-se a limpeza do local.

 

Tinta epóxi: Utilizada para pintar aço, ferro, pisos de quadras de esporte, azulejos, banheiros, ambientes hospitalares e industriais. Seu uso é recomendado principalmente para pisos de alto tráfego já que são muito resistentes à abrasão. É encontrada em vários tipos de acabamentos como brilhante e fosco, mas alguns fabricantes oferecem apenas no acabamento acetinado.

Em todos os casos se você está em dúvida a cerca de qual acabamento escolher, aqui vão algumas dicas:

O acabamento fosco, é um bom disfarce para paredes que possuem imperfeições, porém sua limpeza é complicada e pode até manchar facilmente. O ideal é usar esse acabamento em áreas com pouco acesso e também em forros de gesso.

O acabamento acetinado deve ser aplicado em uma parede livre de imperfeições, visto que esta tinta evidencia todos os defeitos da parede. É uma tinta que apresenta um acabamento sofisticado e muito bonito, além de possibilitar uma fácil limpeza.

Já o acabamento semibrilho, como o próprio nome já diz, possui um leve brilho e assim como o acabamento acetinado possibilita uma fácil limpeza, porém, evidencia as imperfeições da parede.

Se esquecemos de citar algum tipo de tinta que você deseja conhecer melhor, envie uma mensagem aqui no post [se você gostou do post tb! 🙂 ]

Não esqueça de assinar nossa página para receber dicas no seu e-mail! Confira também este post com dicas para pequenos espaços <3.

Vamos deixar aqui embaixo, algumas inspirações do site da Suvinil, confira!

 

 

 

 

 

 

 

 

Até a próxima!!!

 

(Fonte: decorar mais por menos)

no replies

Leave your comment