1º lugar "Moradia Digna, um direito seu"

Mais um ano comemorando a aprovação no edital de patrocínio em ATHIS do  Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG🎉
Nossa proposta “Propósitos unidos, impacto ampliado” foi contemplada com o patrocínio do edital “Moradia digna, um direito seu”. É o terceiro ano consecutivo e viemos do 3º lugar em 2020, 2º lugar em 2021 para o 1º lugar esse ano! Quem acompanhou?👏

O melhor é que não estamos sozinhos nessa! Nossa proposta foi aprovada através do proponente Projeto Social CAC, uma organização maravilhosa que desenvolve ações com crianças e adolescentes focando em educação, esporte e meio ambiente.

Estamos muito ansiosos para começar a realizar mais obras que mudam vidas - este ano o foco principal das reformas serão os desastres causados pelas chuvas, além dos desdobramentos e persistência do COVID-19 em Santa Cruz de Minas e no bairro Senhor dos Montes e Matozinhos, em São João del-Rei.

Convidamos profissionais e estudantes de arquitetura para acompanhar todo o processo e aprender na prática a arquitetura social de forma gratuita.

Veja como foi o processo de seleção e orientações gerais:

Abrimos as inscrições em 19 /12/2022 e tivemos 128 inscritos até o dia 13/01.  Confira a lista de seleção  - Resultado Final

O projeto como um todo tem duração de 5 meses e foi selecionado um inscrito para cada obra, de acordo com seu interesse na área e disponibilidade de participação presencial.

Toda a capacitação está sendo oferecida gratuitamente e não há recurso disponível no plano de trabalho aprovado para patrocínio para gastos com deslocamento, hospedagem ou alimentação dos participantes.

Alguns processos são em conjunto com outros inscritos, como a seleção de famílias e encontros semanais/quinzenais online. Os outros processos ocorrerão com cada inscrito relativo às obras .

Etapas estritamente presenciais:

Em São João Del Rei e Santa Cruz de Minas, são elas:  

  • As visitas: ocorrerão na semana que vem conforme horários agendados com as assistentes sociais responsáveis pela indicação dos beneficiários.
  • acompanhamento da obra : ocorrerá entre os meses de fevereiro e abril, com duração de uma a duas semanasO cronograma será estabelecido após visita as casas dos beneficiários e realização dos orçamentos , definindo assim a duração da obra.

Estão planejadas duas obras por mês à partir de fevereiro e os horários de acompanhamento presencial serão definidos pré-obra. 

Serão usadas Ferramentas de Design Thinking para:
 

● Entendimento do problema social e das pessoas que sofrem com ele
● Criação, prototipagem e validação da solução

Conteúdo

1 : Exploração
- Pesquisas secundárias: relatórios, melhores práticas, pesquisas existentes, publicações, negócios e iniciativas atuantes
- Pesquisas primárias : observar, entrevistar, vivenciar
2 : Entendimento:
- análise
- síntese
- re-enunciado do problema
3 : Ideação:
- geração e seleção de ideias
4 : Experimentação:
- prototipagem
- teste
- feedback

Passos para realização das reformas

1- Visita às famílias em vulnerabilidade social indicadas por agentes de saúde/assistentes sociais ou organizações de bairro para entendimento da situação de cada caso. 

2- Processo interno: selecionar residências conforme os seguintes critérios de seleção que se constituem como vulnerabilidade social dentre o público impactado ou suscetível aos desastres causados pelas chuvas e pelos desdobramentos e persistência do COVID-19:
a- Condição de precariedade do cômodo.
b- Situação socioeconômica desfavorável.

Avalia-se ainda um terceiro item que coloca os potenciais beneficiários como prioridade:
c- Problemas de saúde, pessoas idosas , portadores de necessidades especiais, mulheres e crianças.
Será escolhido um cômodo ou necessidade de intervenção que seja equivalente a um ticket médio de R$5650,00 e no máximo 10 dias de obra em cada casa . Será realizado o briefing e levantamento de medidas desses espaços.

3- Realização dos projetos e orçamentos (Fase individual)

4- Apresentação da proposta do ambiente ao beneficiário e readequação se necessário. (Fase individual)

5- Execução da obra: gerenciamento de toda obra, orientação à mão de obra e escolha dos materiais. (Fase individual)

Para quem deseja conhecer outros negócios e organizações sociais pelo Brasil, confere aqui  Mapeamento - Habitat Brasil

Em Dezembro , o CAU/BR lançou a série de podcast Mais Arquitetura , em comemoração ao dia do(a) arquiteto(a) e urbanista . Nossa fundadora,  arquiteta e urbanista Amanda de Almeida Carvalho, participou do episódio Conectividade onde foi discutido como a arquitetura e a habitação social pode garantir a conexão de uma família com sua comunidade. "Arquitetos e arquitetas urbanistas podem desenvolver projetos com estruturas e significados socioculturais diferentes para cada povo, cada comunidade e cada pessoa dentro de uma mesma cidade, com perspectivas diferentes.", confira abaixo no Spotify.

crossmenu