O edital de chamamento público para patrocínio n.o 004/2020 na modalidade assistência técnica para habitação de interesse social (ATHIS) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) aprovou propostas de pessoas jurídicas de direito público e privado relevantes para o desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo, obrigatoriamente, em Minas Gerais, nos termos da Lei no 11.888/08 para a promoção de melhores condições de vida para as populações em situação de vulnerabilidade social, perante a pandemia COVID-19. A proposta “Reformas Subsidiadas” da ArqN Reformas Populares (Arquitetas Nômades) foi aprovada para o patrocínio.
Diante do cenário atual, para muitos, passar a quarentena em casa se torna um problema de saúde pública , portanto, com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais atuaremos diretamente com as reformas aplicando soluções técnicas e alternativas para suprir a deficiência do abastecimento de água e falta de rede de esgoto adequada, e solução das patologias relacionadas à insalubridade e periculosidade em habitações precárias para população em vulnerabilidade social, que não possui renda para ter acesso às reformas parceladas. Tais medidas reduzem o risco de doenças respiratórias e consequentemente a ocupação de leitos na UTI tão necessários em casos emergenciais e de colapso do sistema de saúde.
Foram selecionadas famílias no bairro Tejuco em duas localidades específicas vivendo em situação de insalubridade e periculosidade que com a pandemia do COVID-19 encontram-se em situação de vulnerabilidade social evidente. No total serão realizadas 7 reformas subsidiadas pelo patrocínio seguindo os seguintes passos:
Além das reformas, em contrapartida, iremos capacitar de alunos de arquitetura e urbanismo da UFSJ e profissionais da área através de curso online, a fim de evitar aglomeração, e posteriormente aplicação prática para orientar a população residente na área de atuação (com os devidos cuidados de prevenção) sobre ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social) com foco nos seguinte temas:
- Regularização fundiária para famílias de baixa renda e contenção da expansão em área protegida por meio de medidas de preservação do patrimônio paisagístico e cultural
- Medidas de combate ao coronavírus e alternativas de aplicação da ATHIS
Objetivo principal:
Melhoria na qualidade de vida e diminuição do surgimento de doenças relacionadas à insalubridade através do desenvolvimento de melhorias habitacionais da população em vulnerabilidade social. O foco das reformas é na resolução do problema mais urgente (infiltração, mofo, umidade, falta de ventilação e iluminação natural e até readequação de ambientes) perante o enfrentamento ao COVID-19.
Outros objetivos são:
Valorizar o patrimônio cultural pelas próprias reformas de casas que estão em uma ZRU (Zona de Reabilitação Urbana) no entorno ou tangenciando a Serra do Lenheiro (reconhecida como patrimônio cultural) e também orientar a população sobre o processo de regularização fundiária nessa área, além de medidas de preservação e conservação do patrimônio cultural.
Produção de conhecimento em ATHIS através do curso de capacitação de estudantes e profissionais e da prática de ATHIS com foco na orientação da população.
PROFISSIONAL E ESTUDANTE DA ÁREA: ACOMPANHE IN LOCO
Por último queremos convidá-los para acompanhar o andamento das reformas que realizaremos!
As visitas ocorrerão 2 vezes por semana com o acompanhamento junto à uma responsável técnica, com duração de 1 hora a ser realizada por um visitante a cada vez.
A restrição do número de visitantes é uma medida para evitar aglomeração, uma vez que se trata de residências pequenas e que já contará com a presença da mão de obra e provavelmente de moradores no momento. Lembrando que todas as precauções cabíveis serão tomadas em relação à pandemia da COVID-19.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL PARA AGENDARMOS SUA VISITA!