Em novembro foi anunciada a aprovação da nossa proposta “Mesmo lugar, novo lar" em 2º Lugar no edital de chamamento público para patrocínio nº 001/2021 na modalidade assistência técnica para habitação de interesse social (ATHIS) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG). A edição deste ano, de título “Casa saudável – Moradia digna” busca promover melhorias nas residências, especialmente nas instalações hidrossanitárias, patologias construtivas, soluções de ventilação, iluminação e qualidade ambiental, com a finalidade de apoiar ações para o enfrentamento à pandemia.

O público atendido são famílias de baixa renda no bairro Alto das Mercês e Senhor dos Montes em situação de insalubridade e vulnerabilidade social. Nossas duas primeiras reformas já foram concluídas, ambas para famílias residentes no bairro Senhor dos Montes, em São João del Rei-MG, confira os resultados:

Reforma 1 - Dona Lourdes, 63

Dona Lourdes possui 63 anos de idade, no momento trabalha como cuidadora e doméstica. Atualmente, em sua casa convivem 8 pessoas, entre crianças , adolescentes e idoso com doença crônica. A convivência de tantas pessoas em um espaço limitado torna a otimização do espaço e privacidade uma prioridade. Assim, entre os ambientes da casa, vimos no banheiro uma situação de maior urgência e desta forma foi determinada nossa primeira reforma pelo patrocínio. Para isso, dentre as soluções realizadas, as principais foram: Reestruturação do piso, que possuía diversos pontos danificados e por isso começava a afundar, por conta da infiltração; alteração do layout, para a otimização do espaço; instalação de um box, a fim de separar o sanitário para que os moradores possam utilizá-lo simultaneamente, com maior privacidade e reparo do sistema de aquecimento solar, o que reduzirá consideravelmente as altas contas de energia da casa.

Reforma 2 - Dona Luíza, 57

Dona Luíza possui 57 anos e atualmente é dona de casa. Na casa em que vive sua família são 4 pessoas adultas, entre as quais uma é PCD (Pessoa com Deficiência). Assim como na primeira, também vimos no banheiro uma maior urgência de reforma, mas desta vez tendo em mente as necessidades de adaptação para a Bruna, 33, filha de Dona Luíza, a qual necessita de cuidados especiais. Assim, nosso foco foi a otimização e a segurança a partir: da abertura de uma janela, resolvendo um grande problema com a falta de iluminação; adaptação do layout, otimizando o espaço para que seu uso tenha mais segurança; instalação de um lavatório, que antes não existia e troca da bacia sanitária; reestruturação do pisoqu e se encontrava em estado precário; instalação de revestimentos na área de banho e instalação de barras de apoio. Desta forma, agora a família tem um ambiente mais saudável e um uso seguro.

Até então já foram 12 pessoas impactadas, que agora têm um novo lar, mais saudável e digno.

crossmenu