"Moradia Digna, um direito seu" - Conheça os casos selecionados

Após a fase de definição do escopo e realização dos orçamentos, as selecionadas para acopanhamento em ATHIS desenvolveram os projetos dos casos selecionados em São João del Rei e Santa Cruz de Minas,  sendo orientadas por nossa equipe.

Bora conhecer esses casos e os projetos? 

Desde setembro de 2021 acompanhamos a família da Maria de Lurdes.
A obra deveria ter acontecido em Agosto de 2022 , mas a situação financeira familiar não permitiu .

 

Assista ao vídeo pra conhecer a história !

O projeto previu retirada do reboco do teto que estava desagregando, limpeza de armadura exposta, novo chapisco e reboco para essas áreas, assim como pintura das paredes e teto. 

O caso da Maria Tereza, beneficiária atendida pelo CRAS Lourival Ramos - Santa Cruz de Minas, mostrou-se como uma grande possibilidade de mudança, de volta para o lar .
Ela e sua filha tiveram  que deixar a casa  com três cômodos, durante a pandemia e ir morar de favor.

Conheça melhor esse caso!

A casa ficou em estado de depredação e abandono: vidros todos quebrados, sem portas, infiltrações aparentes por erros de execução do telhado, suporte improvisado da caixa d’águ e sem padrão de energia elétrica. Veja  abaixo um pouco  do projeto para dar condições mínimas de retorno à casa. 

A primeira vez  que realizamos uma melhoria na casa dessa família foi para que a Rosemeire e as crianças tivessem um banheiro através do programa WASH, da Habitat para a Humanidade.
Depois das chuvas de 2022 , mais uma vez a família foi indicada pelo CRAS Senhor dos Montes, então  voltamos.  

Confira a situação e veja as intervenções desse projeto

Após a visita à casa de Tatiana constatamos que a laje estava muito abaulada , e acima de todas as necessidades , ela deveria ser demolida para não oferecer risco à família atendida pelo Projeto Social CAC. 

Vem conhecer!

As questões estruturais do banheiro foram norteadoras para definição do trabalho a ser realizado. O foco do projeto foi a segurança da família, pois, além do abaulamento da laje, as paredes possuíam  trincas e fissuras .
Projetamos uma torre externa para caixa d'água e em substituição à laje e para retirar o peso direto sobre as paredes, um telhado de madeira e fibrocimento, além de prever grampeamento das trincas.

Rita e seu parceiro trabalham com coleta de materiais recicláveis e não possuem renda fixa. Há cerca de um ano e meio , a usuária sofreu acidente de trabalho, sendo necessário realizar cirurgia e tratamento de reabilitação.
O caso apontado pelo CRAS Lourival Ramos de Santa Cruz de Minas foi apresentado pois o principal problema da casa, onde também mora a filha de Rita,  é a inundação na moradia causada em períodos chuvosos, apesar de não residirem em área de alagamento.
Para enfrentar a inundação causada desenvolvemos  uma solução de drenagem para ser executada, veja:

Vanda é mãe solo com criança de colo assistida pelo Projeto Social CAC. Ela mora de aluguel e a casa possui muita infiltração. Um novo telhado foi proposto para resolver o problema. 
Veja como foi a visita!

Jéssica, mãe de duas crianças , trabalha como cuidadora de idosos e seu marido é pedreiro. A família é assistida pelo CRAS Senhor dos Montes e faz uso dos benefícios assistenciais.
Uma das melhorias recentes realizadas na casa foi a colocação do telhado de estrutura metálica e telha de zinco depois das fortes chuvas no último trimestre de 2022.
Mesmo assim a casa possui outras partes de laje desprotegida, telhado de fibrocimento mal instalada e entradas nas laterais gerando multa infiltração no interior da casa.
Dentre as inúmeras necessidades da família o projeto priorizou reparos estruturais e minimizar a infiltração na casa ocasionada pela má instalação do telhado.

Curiosos pra ver como ficou?
No próximo post já vamos mostrar o resultado das obras. Não perca!

crossmenu