O edital de patrocínio do CAU-MG em ATHIS

Temos mostrado nossa atuação a partir do edital para o patrocínio de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais – CAU/MG, neste último ano. Nossa proposta a partir deste edital busca, principalmente, promover melhorias nas residências, especialmente nas instalações hidrossanitárias, patologias construtivas, soluções de ventilação, iluminação e qualidade ambiental, com a finalidade de apoiar ações para o enfrentamento à pandemia.


Em nossa primeira publicação, mostramos um pouco sobre o passo a passo para a definição das famílias que serão beneficiadas, já que devemos seguir alguns critérios já definidos pelo edital. Estes critérios de seleção possuem uma ordem de pesos. Estão vinculados primeiramente à condição de habitabilidade. Em segundo lugar, avaliamos questões de saúde. O terceiro critério é o social. Por último, a questão econômica. A partir deste sistema de pontuação são elegidas as prioridades, respeitando as particularidades de cada caso.

Para que possamos encontrar famílias que se encaixam nestes critérios, foi essencial a atuação de dois parceiros nossos: o primeiro é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Senhor dos Montes, um local público, onde as pessoas podem ter acesso à assistência social, normalmente é localizado em áreas de maior vulnerabilidade social, possibilitando o acesso aos benefícios, serviços e projetos, sendo uma referência à população da região. Tem um papel importante na atuação junto aos moradores locais para o enfrentamento de problemas como falta de acessibilidade, transporte, espaços culturais e de lazer, entre outros.

e o GEPHIS (Grupo de Estudos e Proposições sobre Habitação de Interesse Social), um projeto de extensão ligado à Universidade Federal de São João del Rei, que atua como escritório público de Arquitetura e Urbanismo, no bairro Senhor dos Montes, tendo também apoio do CRAS para a atuação em ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) de forma a colocar em prática a teoria e pesquisa desenvolvidas na universidade.

Essa parceria é de grande importância, pois são eles quem acompanham essas famílias as quais estão vivendo em situação de insalubridade e vulnerabilidade social na região em que abrange nossa proposta e por isso, podem fazer as indicações mais adequadas seguindo os critérios de seleção para a realização das reformas subsidiadas.

crossmenu