O Conjunto Arquitetônico e Urbanístico que integra a belíssima paisagem bucólica de São João del Rei, Minas Gerais, foi tombado por sua importância histórica e cultural... Além do IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, existem bens protegidos pela municipalidade. Conheça alguns dos patrimônios arquitetônicos dos bairros Senhor dos Montes e Alto das Mercês da cidade de São João del Rei!

Igreja do Bom Senhor Jesus do Monte

A Igreja do Bom Senhor Jesus do Monte integra o conjunto arquitetônico da Praça Eduardo Rodrigues Vale, com edificações, um cruzeiro e uma praça com ampla área verde. Sua construção data de 1840, e está localizada no caminho para o Alto da Bela Vista, onde se encontra o Cristo Redentor. No cruzeiro da capela realiza-se em 3 de maio a Festa da Invenção da Santa Cruz e hoje conta com a Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte.

Estação Elevatória

A Estação Elevatória se encontra na Rua João Magalhães. Sua construção é chamada popularmente de “Caixinha”, e é ainda utilizada quando ocorrem problemas nas bombas mais possantes instaladas em outra estação.
É um bem edificado representativo tanto como memorial quanto marca de uma época específica do ciclo das intervenções urbanas na cidade. Toda a tubulação e o maquinário em seu interior são obras dignas de preservação. Em conjunto com a construção da “Caixinha” forma um todo que foi muito importante para o período de expansão da cidade.
Esse é um imóvel importante para a preservação da memória do povo são-joanense e por isso se localiza dentro da poligonal do Entorno do Centro Histórico, local em que a preservação do patrimônio é garantida por lei municipal.
Compreende um imóvel construído para a acomodação das bombas de recalque empregadas para a elevação de água potável até a parte alta da cidade, ao reservatório superior do Bairro Senhor dos Montes.

Fortim dos Emboabas

O Fortim dos Emboabas é a antiga residência de férias do Almirante Max Justo Guedes, que foi então doada para a Universidade Federal de São João del-Rei. Hoje é um espaço utilizado para a realização de oficinas do curso de Ciências Aplicadas da Universidade. O casarão principal é um patrimônio tombado, compondo um conjunto de grande relevância ao conjunto histórico da região do Campo das Vertentes, em grande parte devido à idade de construção do local. O Fortim dos Emboabas é um imóvel que requer um olhar cuidadoso para a preservação do patrimônio, uma vez que as esquadrias encontram-se em péssimo estado de conservação, havendo regiões de desprendimento de grandes placas de reboco.


Você já foi conhecer e prestigiar os patrimônios arquitetônicos que compõe a paisagem de São João del Rei?
Saiba que todo patrimônio cultural pertence a cada cidadão desse país, sendo um bem que cada pessoa deve preservar, cuidar e zelar.

crossmenu