Propósitos unidos, impacto ampliado - 1ª etapa

A execução do projeto aprovado para edital de patrocínio 002/2022 em ATHIS, "Moradia Digna, um direito seu" do CAU/MG, está a todo o vapor na fase de planejamento .

Um pouco de trajetória...

Em 2020 iniciamos nosso primeiro contato com os Centros de  Referência de Assistência Social em São João Del Rei (CRAS) e  Posto de Saúde da Família (PSF)  . Através de reunião agendada pela Secretária de Assistência Social conhecemos todas as assistentes sociais e psicólogos das unidades. Explicamos o funcionamento de um negócio social e nossa proposta de parceria. Inicialmente a sinergia foi maior com as agentes de saúde do PSF Tejuco, onde então focamos o atendimento no edital de ATHIS em combate ao Covid-19.  Posteriormente tivemos parceiros patrocinadores de reformas para beneficiários e instalações de pias comunitárias que nos aproximaram muito dos CRAS e das comunidades atendidas. 

Mesmo com a mudança constante de assistentes sociais, nossa relação com os CRAS está estabelecida. Hoje temos maior facilidade para estabelecer novas parcerias, como com o CRAS Santa Cruz de Minas e ainda, através do Projeto Social CAC.


FASE 1 - CADASTRAMENTO 

Primeiro contato: 

Quando a proposta foi aprovada nós comunicamos aos CRAS ainda no ano passado e deixamos previstas as visitas em janeiro/fevereiro de 2023. Nós explicamos que:

  • o foco é em desastres causado pelas chuvas -  o telhado seria o ponto forte, portanto famílias que ganharam as telhas pela prefeitura seriam boas indicações para ter assim a possibilidade de atender um número maior.
  • em relação às chuvas , é  justificável problemas de telhado ou infiltração.
  • a proposta prevê ainda priorização de beneficiários que tiveram covid e/ou alguma sequela, ou mesmo consequência econômica da pandemia.
  • a prioridade são famílias com idosos, doentes, crianças, mulheres como chefes de famílias .

Em seguida instruímos o cadastro das famílias em uma plataforma através de um link de preenchimento , conforme os passos: 

  1. Acessar o formulário: Cadastro de Beneficiário(a)
  2. Marcar a opção SOU UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL e preencher todos os dados do  beneficiário:: nome completo nº do NIS, CPF, RG, data de nascimento, gênero, estado civil, nacionalidade, escolaridade, profissão, emprego, telefone e endereço
  3. Em Vulnerabilidade, escolher uma das opções (ou se colocar outros explicar melhor no histórico da família)
  4. Em Urgência marcar como alta, média ou baixa.
  5. Em Dados da ORGANIZAÇÃO SOLICITANTE : Procurar pela organização que já estará previamente cadastrada (Exemplo CRAS Matozinhos SJDR). 

FASE 2 - VISITAS

A organização responsável pelo cadastramento realiza o agendamento com as famílias dos horários previamente estabelecidos conforme a disponibilidade da responsável técnica e do acompanhante da organização.

Primeira visita:

  • Apresentação da Arquitetas Nômades e da nossa proposta de trabalho, falando sobre a visita de viabilidade técnica (para não alimentar expectativas)
  • Confere-se os dados do  Formulário Inicial cadastrado na fase anterior
  • Aplicação do questionário socioeconômico a fim de entender a situação em que a família se encontra.  Pergunta-se sobre cada morador separadamente questões de etnia, escolaridade, saúde, renda e benefícios.
  • Observamos o contexto como um todo, fazemos um briefing com a(o) beneficiária(o) e focamos a visita técnica na prioridade de reforma conforme critérios do edital e proposta de trabalho aprovada para então realizar o levantamento fotográfico e de medidas, seguindo um checklist .

Veja o vídeo das visitas de levantamento  acima (bem acelerado pra caber um dia tão denso em um único vídeo 😁 ).
As 7 visitas correram no dia 01/02/2023 acompanhadas de:

  1. assistentes sociais e/ou piscóloga(o) dos CRAS parceiros  e Projeto CAC;
  2. arquitetas da equipe executora da Arquitetas Nômades: Amanda Carvalho e Ana Luísa Magalhães;
  3. arquitetas e estudante de arquitetura selecionadas para a capacitação
     

Após as visitas realizamos reuniões de alinhamento para definição de escopo . Ao fim dessa etapa fizemos um formulário de avaliação do qual já estamos os feedbacks e trabalhando em melhorias conjuntas. Traremos como está o andamento dessas melhorias na próxima newsletter. 

FASE 3 - ESCOLHA DAS FAMÍLIAS

Processo interno: selecionar residências conforme os seguintes critérios de seleção que se constituem como vulnerabilidade social dentre o público impactado ou suscetível aos desastres causados pelas chuvas e pelos desdobramentos e persistência do COVID-19:

a- Condição de precariedade do cômodo.

b- Situação socioeconômica desfavorável.

Avalia-se ainda um terceiro item que coloca os potenciais beneficiários como prioridade:

c- Problemas de saúde, pessoas idosas , portadores de necessidades especiais, mulheres e crianças.

É escolhido o cômodo ou necessidade de intervenção equivalente a um ticket médio de R$5650,00 e no máximo 10 dias de obra em cada casa. Dentre as famílias que se enquadram nesse público alvo, é feita uma seleção de casos mais urgentes, a partir de dos critérios pré-estabelecidos como forma de balancear e priorizar  as benfeitorias a serem realizadas . Para a análise desses critérios, é utilizada uma planilha com um sistema de pontuação, que possui uma ordem de pesos. Estes estão vinculados primeiramente à condição de habitabilidade , em segundo lugar são avaliadas questões de saúde,  o terceiro critério avalia a questão social  e por fim, é avaliada a questão econômica, conforme imagens a seguir.

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