A execução do projeto aprovado para edital de patrocínio 002/2022 em ATHIS, "Moradia Digna, um direito seu" do CAU/MG, está a todo o vapor na fase de planejamento .
Um pouco de trajetória...
Em 2020 iniciamos nosso primeiro contato com os Centros de Referência de Assistência Social em São João Del Rei (CRAS) e Posto de Saúde da Família (PSF) . Através de reunião agendada pela Secretária de Assistência Social conhecemos todas as assistentes sociais e psicólogos das unidades. Explicamos o funcionamento de um negócio social e nossa proposta de parceria. Inicialmente a sinergia foi maior com as agentes de saúde do PSF Tejuco, onde então focamos o atendimento no edital de ATHIS em combate ao Covid-19. Posteriormente tivemos parceiros patrocinadores de reformas para beneficiários e instalações de pias comunitárias que nos aproximaram muito dos CRAS e das comunidades atendidas.
Mesmo com a mudança constante de assistentes sociais, nossa relação com os CRAS está estabelecida. Hoje temos maior facilidade para estabelecer novas parcerias, como com o CRAS Santa Cruz de Minas e ainda, através do Projeto Social CAC.
FASE 1 - CADASTRAMENTO
Primeiro contato:
Quando a proposta foi aprovada nós comunicamos aos CRAS ainda no ano passado e deixamos previstas as visitas em janeiro/fevereiro de 2023. Nós explicamos que:
Em seguida instruímos o cadastro das famílias em uma plataforma através de um link de preenchimento , conforme os passos:
FASE 2 - VISITAS
A organização responsável pelo cadastramento realiza o agendamento com as famílias dos horários previamente estabelecidos conforme a disponibilidade da responsável técnica e do acompanhante da organização.
Primeira visita:
Veja o vídeo das visitas de levantamento acima (bem acelerado pra caber um dia tão denso em um único vídeo 😁 ).
As 7 visitas correram no dia 01/02/2023 acompanhadas de:
Após as visitas realizamos reuniões de alinhamento para definição de escopo . Ao fim dessa etapa fizemos um formulário de avaliação do qual já estamos os feedbacks e trabalhando em melhorias conjuntas. Traremos como está o andamento dessas melhorias na próxima newsletter.
FASE 3 - ESCOLHA DAS FAMÍLIAS
Processo interno: selecionar residências conforme os seguintes critérios de seleção que se constituem como vulnerabilidade social dentre o público impactado ou suscetível aos desastres causados pelas chuvas e pelos desdobramentos e persistência do COVID-19:
a- Condição de precariedade do cômodo.
b- Situação socioeconômica desfavorável.
Avalia-se ainda um terceiro item que coloca os potenciais beneficiários como prioridade:
c- Problemas de saúde, pessoas idosas , portadores de necessidades especiais, mulheres e crianças.
É escolhido o cômodo ou necessidade de intervenção equivalente a um ticket médio de R$5650,00 e no máximo 10 dias de obra em cada casa. Dentre as famílias que se enquadram nesse público alvo, é feita uma seleção de casos mais urgentes, a partir de dos critérios pré-estabelecidos como forma de balancear e priorizar as benfeitorias a serem realizadas . Para a análise desses critérios, é utilizada uma planilha com um sistema de pontuação, que possui uma ordem de pesos. Estes estão vinculados primeiramente à condição de habitabilidade , em segundo lugar são avaliadas questões de saúde, o terceiro critério avalia a questão social e por fim, é avaliada a questão econômica, conforme imagens a seguir.