Propósitos unidos, impacto ampliado – 1ª etapa
A execução do projeto aprovado para edital de patrocínio 002/2022 em ATHIS, “Moradia Digna, um direito seu” do CAU/MG, está a todo o vapor na fase de planejamento .
Um pouco de trajetória…
Em 2020 iniciamos nosso primeiro contato com os Centros de Referência de Assistência Social em São João Del Rei (CRAS) e Posto de Saúde da Família (PSF) . Através de reunião agendada pela Secretária de Assistência Social conhecemos todas as assistentes sociais e psicólogos das unidades. Explicamos o funcionamento de um negócio social e nossa proposta de parceria. Inicialmente a sinergia foi maior com as agentes de saúde do PSF Tejuco, onde então focamos o atendimento no edital de ATHIS em combate ao Covid-19. Posteriormente tivemos parceiros patrocinadores de reformas para beneficiários e instalações de pias comunitárias que nos aproximaram muito dos CRAS e das comunidades atendidas.
Mesmo com a mudança constante de assistentes sociais, nossa relação com os CRAS está estabelecida. Hoje temos maior facilidade para estabelecer novas parcerias, como com o CRAS Santa Cruz de Minas e ainda, através do Projeto Social CAC.
FASE 1 – CADASTRAMENTO
Primeiro contato:
Quando a proposta foi aprovada nós comunicamos aos CRAS ainda no ano passado e deixamos previstas as visitas em janeiro/fevereiro de 2023. Nós explicamos que:
- o foco é em desastres causado pelas chuvas – o telhado seria o ponto forte, portanto famílias que ganharam as telhas pela prefeitura seriam boas indicações para ter assim a possibilidade de atender um número maior.
- em relação às chuvas , é justificável problemas de telhado ou infiltração.
- a proposta prevê ainda priorização de beneficiários que tiveram covid e/ou alguma sequela, ou mesmo consequência econômica da pandemia.
- a prioridade são famílias com idosos, doentes, crianças, mulheres como chefes de famílias .
Em seguida instruímos o cadastro das famílias em uma plataforma através de um link de preenchimento , conforme os passos:
- Acessar o formulário: Cadastro de Beneficiário(a)
- Marcar a opção SOU UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL e preencher todos os dados do beneficiário:: nome completo nº do NIS, CPF, RG, data de nascimento, gênero, estado civil, nacionalidade, escolaridade, profissão, emprego, telefone e endereço
- Em Vulnerabilidade, escolher uma das opções (ou se colocar outros explicar melhor no histórico da família)
- Em Urgência marcar como alta, média ou baixa.
- Em Dados da ORGANIZAÇÃO SOLICITANTE : Procurar pela organização que já estará previamente cadastrada (Exemplo CRAS Matozinhos SJDR).
FASE 2 – VISITAS
A organização responsável pelo cadastramento realiza o agendamento com as famílias dos horários previamente estabelecidos conforme a disponibilidade da responsável técnica e do acompanhante da organização.
Primeira visita:
- Apresentação da Arquitetas Nômades e da nossa proposta de trabalho, falando sobre a visita de viabilidade técnica (para não alimentar expectativas)
- Confere-se os dados do Formulário Inicial cadastrado na fase anterior
- Aplicação do questionário socioeconômico a fim de entender a situação em que a família se encontra. Pergunta-se sobre cada morador separadamente questões de etnia, escolaridade, saúde, renda e benefícios.
- Observamos o contexto como um todo, fazemos um briefing com a(o) beneficiária(o) e focamos a visita técnica na prioridade de reforma conforme critérios do edital e proposta de trabalho aprovada para então realizar o levantamento fotográfico e de medidas, seguindo um checklist .

Veja o vídeo das visitas de levantamento acima (bem acelerado pra caber um dia tão denso em um único vídeo 😁 ).
As 7 visitas correram no dia 01/02/2023 acompanhadas de:
- assistentes sociais e/ou piscóloga(o) dos CRAS parceiros e Projeto CAC;
- arquitetas da equipe executora da Arquitetas Nômades: Amanda Carvalho e Ana Luísa Magalhães;
- arquitetas e estudante de arquitetura selecionadas para a capacitação
Após as visitas realizamos reuniões de alinhamento para definição de escopo . Ao fim dessa etapa fizemos um formulário de avaliação do qual já estamos os feedbacks e trabalhando em melhorias conjuntas. Traremos como está o andamento dessas melhorias na próxima newsletter.
FASE 3 – ESCOLHA DAS FAMÍLIAS
Processo interno: selecionar residências conforme os seguintes critérios de seleção que se constituem como vulnerabilidade social dentre o público impactado ou suscetível aos desastres causados pelas chuvas e pelos desdobramentos e persistência do COVID-19:
a- Condição de precariedade do cômodo.
b- Situação socioeconômica desfavorável.
Avalia-se ainda um terceiro item que coloca os potenciais beneficiários como prioridade:
c- Problemas de saúde, pessoas idosas , portadores de necessidades especiais, mulheres e crianças.
É escolhido o cômodo ou necessidade de intervenção equivalente a um ticket médio de R$5650,00 e no máximo 10 dias de obra em cada casa. Dentre as famílias que se enquadram nesse público alvo, é feita uma seleção de casos mais urgentes, a partir de dos critérios pré-estabelecidos como forma de balancear e priorizar as benfeitorias a serem realizadas . Para a análise desses critérios, é utilizada uma planilha com um sistema de pontuação, que possui uma ordem de pesos. Estes estão vinculados primeiramente à condição de habitabilidade , em segundo lugar são avaliadas questões de saúde, o terceiro critério avalia a questão social e por fim, é avaliada a questão econômica, conforme imagens a seguir.




